Estatística na Mão

Sem mistérios e sem complicação

Artigos sobre Estatística


0 (0)

Visualizações: 359

Veja também:

Conceitos Básicos

Inferência Estatística: Noções gerais

Pode ser definida como os métodos que tornam possível a estimativa de uma característica de uma população ou a tomada de uma decisão referente à população com base somente em resultados de amostras.

  • Uma população (ou universo) é a totalidade dos itens ou objetos a ser considerado.
  • Uma amostra é a parte da população selecionada para análise.
  • Um parâmetro é a medida calculada para descrever uma característica de toda uma população.
  • Uma estatística é a medida calculada para descrever uma característica de apenas uma amostra da população.

Para melhor elucidar estes conceitos, digamos que há uma necessidade de saber a opinião da qualidade de vida no campus de sua faculdade. A população, ou universo, será todos os alunos da faculdade, enquanto a amostra consistirá os estudantes selecio-nados para participar da pesquisa. O objetivo da pesquisa é descrever várias atitudes ou características de toda a população (os parâmetros). Isto seria alcançado utilizando-se as estatísticas obtidas da amostra de estudantes para estimar atitudes ou características de interesse da população. Desse modo, um aspecto principal da inferência é o processo que utiliza a estatística amostral para tomar decisões sobre os parâmetros da população.

Figura 1. Esquema demonstrando a segregação de cada parte da inferência estatística.

  • A amostra pode ser definida também como o conjunto de observações extraídas de uma fonte (população), segundo determinadas regras e critérios, sendo a população a fonte de observações.
  • A população pode ser constituída de elementos simples, como é o caso dos seres humanos ou das plantas superiores ou das bactérias, ou por elementos coletivos, como é o caso das irmandades com mais de um indivíduo, das famílias, ou das pessoas que habitam uma casa.

A necessidade da inferência estatística deriva da necessidade da amostragem. Quando a população se torna grande, é geralmente dispendioso demais, consome muito tempo e é muito cansativo obter informações sobre a população inteira. Decisões pertinentes às características da população devem ser baseadas na informação contida numa amostra da população.

Tipos de Dados

Variáveis Aleatórias Categorizadas

Este tipo de variável produz respostas categorizadas. Por exemplo, você tem carro?
( ) Sim ( ) Não.

Variáveis Aleatórias Numéricas

Produz respostas numéricas, podendo ser números discretos ou contínuos. A resposta para pergunta: "Quantos livros você possui?", a resposta é discreta, enquanto a reposta para "Qual a sua altura?", é contínua.

Figura 2. Diagrama de exemplo dos dois tipos de variáveis mais usadas na estatística.

Como citar este artigo:
Rodrigues, William Costa, 2018. Inferência Estatística: Noções gerais. Estatística na Mão. Disponível em: http://estatisticanamao.agroamb.com.br/estatisticanamao/artigos.aspx?ID=20?ID=20. [Acesso em: 24.09.2018].



Topo