Estatística na Mão

Sem mistérios e sem complicação

Artigos sobre Estatística


0 (0)

Visualizações: 407

Tomada de Decisão

Introdução

A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz se baseia em métodos quantitativos, e a estatística é uma dessas áreas (Ignácio 2010).
A estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem (Ignácio 2010).

Processo de Decisão

Paiva & Alves (2015) apresentam o processo de pesquisa na área de marketing , que em muitos casos se adapta a área biológica.
Processo de Decisão
Tomando por base o trabalho de Paiva & Alves (2015), segue um fluxograma de processo, que poderá nortear você nos pontos chaves para que seus experimentos/ coleta de dados possam ser menos traumáticos e menos imprecisos.

Do Planejamento até a Tomada de Decisão

Processo de Decisão

A Tomada de Decisão

Segundo Paiva & Alves (2015), o uso da estatística é eficaz para a tomada de decisão, norteando os caminhos dos responsáveis pela decisão. Para tanto, é necessário conhecer a aplicabilidade dos testes estatísticos juntamente com as tecnologias e funcionalidades dos softwares de análise estatística.
Os autores ainda esboçam um fluxograma, para a correta tomada de decisão.
A ciência estatística é responsável pela operacionalização de pesquisas socioeconômicas, agropecuárias ou demográficas sobre a realidade brasileira, permitindo a construção de indicadores estatísticos sintéticos para a utilização nas esferas federal, estadual e municipal, possibilitando o estudo, planejamento, acompanhamento e avaliação de programas e políticas públicas (Ignácio 2010).
As informações estatísticas devem ser concisas, específicas e eficazes, fornecendo, assim, subsídios imprescindíveis para a tomada de decisão. Neste sentido, a estatística fornece ferramentas importantes para que os governos possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fortes e fracos e atuar na melhoria contínua das políticas públicas (Ignácio 2010).

Cuidados na Tomada de Decisão

Abaixo listo por experiência alguns cuidados que temos no momento de tomar uma decisão baseada em uma análise estatística:
  • A estatística não é absoluta e é inexata, pois se baseia na probabilidade de ocorrência de fatos.
  • Erros do Tipo I e Tipo II podem por em cheque sua análise se cuidados não forme tomados.
  • Um bom planejamento experimental é sempre importante.
  • Leva tempo é “chato”, mas elimina muitos erros e problemas futuros.
  • Selecionar os modelos matemáticos e estatísticos para melhor avaliar seus dados é imprescindível, para eliminar erros nas análises.
  • Conhecer bem os modelos matemáticos e estatísticos é importante para poder selecioná-los adequadamente.
  • O uso de softwares é importante, mas de nada servem se os princípios dos modelos não forme conhecidos pelos pesquisador.
  • Nem sempre uma análise indica a rejeição ou aceite da hipótese nula, se o p-value estiver muito próximo de 0,05 ou do valor \alpha selecionado, vale repensar se uma nova amostragem, não vale a pena.

Referências

Ignácio, S.A., 2010. Importância da estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão. Revista Paranaense de Desenvolvimento, 118: 175-192. Disponível em: http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.aspx/revistaparanaense/article/view/89 .

Paiva J.M.M. & Alves, A.F., 2015. A Estatística como Ferramenta para a tomada de decisão: um enfoque computacional no IBM SPSS Software, Revista da UIIPS, 3(2): 63-80. Disponível em: http://ojs.ipsantarem.pt/index.aspx/REVUIIPS/article/view/40.


Material pertencente ao curso de Estatística aplicada À Entomologia Copyright © Methodos Consultoria Ambiental Ltda ME

Como citar este artigo:
Rodrigues, William Costa, 2016. Tomada de Decisão. Estatística na Mão. Disponível em: http://estatisticanamao.agroamb.com.br/estatisticanamao/artigos.aspx?ID=5?ID=5. [Acesso em: 25.05.2018].



Topo